História de Mulheres Inspiradoras

Mulheres em STEM para se inspirar

O Reprogramando sabe a importância da representatividade feminina em uma área predominantemente masculina como a robótica. Por isso, separamos algumas mulheres incríveis que trouxeram contribuições muito importantes para o desenvolvimento tecnológico e que mostram que meninas são capazes de realizar tudo o que sonham.


LINHA DO TEMPO

Vamos conhecer agora algumas das diversas mulheres incríveis que contribuíram para o desenvolvimento de diversas tecnologias e conhecimentos atuais.

Edith Clarke - 1883 à 1959

Sem conseguir encontrar trabalho como engenheira, ela foi trabalhar para a General Electric como supervisora de computadores no Departamento de Engenharia de Turbinas. Durante esse tempo, ela inventou a calculadora Clarke, em 1921, um dispositivo gráfico simples que resolvia equações envolvendo corrente elétrica, tensão e impedância em linhas de transmissão de energia. O dispositivo poderia resolver equações de linha envolvendo funções hiperbólicas dez vezes mais rápido que os métodos anteriores.

Edith Clarke foi a primeira mulher engenheira a conseguir uma posição profissional em Tau Beta Pi. Em 1948, Clarke foi a primeira mulher do American Institute of Electrical Engineers. Em 1954, ela recebeu o prêmio Society of Women Engineers Achievement.

Grace Hopper - 1906 à 1992

A marinha enviou-a para a Harvard University para programar um dos primeiros computadores eletrônicos. Na epóca, os cálculos eram feitos por um grande grupo de pessoas.

Depois da Segunda Guerra, Grace foi para o setor privado. Na época, os programadores precisavam das habilidades desenvolvidas nos estudos avançados de matemática e usavam código binário para programar. Grace Hopper achou que seria mais fácil "falar" com um computador em inglês. Todos achavam que Grace estava louca, mas, ao inventar o primeiro compilador, ela mostrou que todos estavam errados. Isso levou à criação da Cobol, a primeira linguagem universal de computação. Graças a Grace, praticamente todas as pessoas podem aprender a codificar!

Katherine Johnson - 1918 à 2020

Em 1950, a Nasa começou a ter mais vagas para mulheres afro-americanas que fossem computadores humanos. Katherine se candidatou e conseguiu um emprego! Entretanto, ela não tinha permissão para participar das reuniões e questionava tal fato até ser incluída.

O cálculo de planos de voo envolvia equações de geometria complexas, e Katherine era extremamente boa nelas. Ela foi transferida para trabalhar no Projeto Mercury, de 1961, e conseguiu calcular a janela de lançamento. Sua habilidade com matemática era incrível e ela logo se tornou líder no cálculo de trajetórias, sendo uma parte essecial da equipe que calculou a rota para a primeira missão tripulada à Lua, em 1969. Ela fez a maior parte dos cálculos do projeto e ficou encarregada de verificar as contas dos novos computadores mecânicos da Nasa.

Annie Easley - 1933 à 2011

Ela trabalhou para o Centro de Pesquisa Lewis da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e sua antecessora, National Advisory Committee for Aeronautics (NACA). Ela foi a líder do time responsável pelo desenvolvimento do software Centaur para processo conhecido como "staging"- processo de combinação de várias sessões de foguete que pegam fogo em uma ordem específica e, então, se destacam da nave principal, para que essa atinja o espaço. Além disso, Annie foi uma das primeiras mulheres afrodescendentes a trabalhar, como cientista da computação, para a NASA.

Annie também fez pesquisas importantes sobre usinas e novas baterias elétricas e criou um programa de computador para medir os ventos solares. Seu trabalho com baterias elétricas estabeleceu as bases para os veículos híbridos atuais.

Margaret Hamilton - 1936 (84 anos)

Hamilton foi responsável direta pelo não abortamento da chegada do Módulo Eagle na superfície lunar, após uma confusão gerada no interior da espaçonave. Faltando apenas três minutos para a sequência de pouso, uma série de alarmes de segurança foi acionada, recomendando dar fim à rota.

Acontece que o radar do Módulo Eagle ficou sobrecarregado com as informações captadas pelo radar com a aproximação com o corpo celeste, o que não era essencial para o pouso e foi causado por má condução dos equipamentos pelos astronautas. Quando se discutia o abortamento do pouso, Hamilton assumiu o comando da operação, impedindo a catástrofe. Isso porque o código produzido por ela continuou funcionando perfeitamente, devido sua arquitetura robusta, e não valia de interferência qualquer em nome da desistência da rota. Como ela conhecia todo o programa, sabia que o computador de bordo manteria as atividades prioritárias, desativando as não essenciais como o radar.

Valentina Tereshkova - 1937 (84 anos)

Quando começou a corrida espacial entre os Estados Unidos e a URSS, a União Soviética queria ser o primeiro país a enviar uma mulher para o espaço. Valentina foi escolhida para concorrer com outras 4 mulheres e se destacou, sendo selecionada.

Valentina voou sozinha no espaço em uma nave chamada Vostok VI, em 1963. Ela orbitou a Terra 48 vezes, estabelecendo um novo recorde. As fotos que ela tirou no espaço contribuíram para a obtenção de um melhor entendimento da atmosfera.

A volta dela para a Terra foi nada tranquila. Houve problemas na programação da nave e ela teve de resolvê-los Nauseada e desorientada, ela corrigiu o erro manualmente. No caminho de volta à Terra, ela desmaiou, voltou a si, machucou o nariz e teve de ficar de ponta-cabeça para se livrar dos paraquedas.

Valentina mostrou ao mundo que as mulheres podem ser capazes de realizar viagens espaciais sozinhas.

Mae Jemison - 1956 (64 anos)

Mae Jemison desde pequena era obcecada pelas missões Apolo, mas reparou que não havia ninguém parecido com ela indo ao espaço.

Apesar de trabalhar como médica, largou a carreira quando decidiu se candidatar à uma vaga na Nasa para se tornar astronauta e perseguir seu sonho especial.

Em 1992, Mae se tornou a primeira mulher afro-americana a ir para o espaço. No ano seguinte, saiu da Nasa e abriu sua própria empresa de consultoria em tecnologia, o Jemison Group Inc. Mae também é fundadora da BioSentient Corporation, que cria dispositivos que permitem aos médicos monitorar as funcões cotidianas do sistema nervoso dos pacientes.

Mae também é diretora do 100 Year Starship, cujo objetivo é garantir que ps seres humanos poderão viajar para o próximo sistema solar dentro dos próximos cem anos. Esse projeto também vai inspirar novas soluções quanto a materiais, reciclagem, energia e combustível, do mesmo modo que a corrida espacial fez.

Katherine Bouman - (32 anos)

Katherine é uma professora assistente de ciência da computação no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ela pesquisa métodos computacionais para geração de imagens e foi uma das pessoas responsáveis pela reprodução da primeira imagem de um buraco negro. Bouman foi responsável pela liderança e desenvolvimento do algoritmo responsável pelo cruzamento e correção de dados obtidos usando o Event Horizon Telescope.

A próxima grande cientista pode ser você!

Informações tiradas do livro "As Cientistas - 50 mulheres que mudaram o mundo" de Rachel Ignotofsky e do site Wikipedia.