Torneios de Robótica

Torneios de Robótica Nacionais

Existem diversos torneios de robótica no Brasil para alunos de ensino fundamental e ensino médio. Entretanto, muitos não são conhecidos por estudantes brasileiros. Dessa forma, essa página do site é exclusiva para descrevermos alguns dos torneios de robótica que existem.

Torneio Brasil de Robótica

O Torneio Brasil de Robótica acontece anualmente, contendo as etapas regional e nacional. O torneio possui categorias todas as idades a partir dos 3 anos de idade. Nele, os competidores são avaliados nos quesitos Tecnologia e Engenharia, Organização e Método e Mérito Científico. Além de construirem um robô, os participantes devem desenvolver uma pesquisa científica de acordo com o tema do campeonato.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de robóticapossui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional quanto ao público que nunca viu robótica. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os competidorem devem possuir até os 19 anos de idade.

First Lego League

O torneio First Lego League acontece anualmente, contendo as etapas regional e nacional. Podem participar crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade. Assim como o TBR, no FLL os participantes devem desenvolver um robô e uma pesquisa científica de acordo com o tema da temporada, através do qual são avaliados em diversos quesitos.

Iron Cup

A Iron Cup é uma competição de robótica organizada pelo Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações) em parceria com a Robocore. Os competidores participam de diversas categorias: Futebol VSS, Futebol 2D, Sumô Mini Autônomo, Sumô Lego, Sumô Mini RC e Mini-Hockey. O torneio possui categorias para estudantes do ensino secundário e terciario.